18 abril 2006

A TVI NÃO PRESTA

Morreu, no passado Domigo, dia 16 de Abril de 2006, o jovem actor Francisco Adam, que incluía o elenco da série "Morangos com Açúcar" da TVI. É claro que é sempre um acontecimento a lamentar, principalmente por se tratar de um jovem de 22 anos, mas mais uma vez a estação de José Eduardo Moniz fez questão de mostrar a sua falta de bom senso e de ética profissional, transmitindo, durante grande parte da tarde de 3ª feira, dia 18, o funeral do referido actor.
Já não me lembrava de tal cobertura de um funeral desde a morte de Amália Rodrigues, uma das maiores figuras de sempre deste "cantinho á beira-mar plantado"; e daí para cá, infelizmente, já nos deixaram algumas figuras que marcaram a nossa história nos últimos anos: estou-me a lembrar de Henrique Mendes, Fealho Gouveia, Canto e Castro e outros "nomes sonantes" na praça pública.
Considero, pois, que a TVI, mais uma vez, agiu VERGONHOSAMENTE ao realizar a referida transmissão, numa clara exploração da sensibilidade humana, com vista a segurar (ou aumentar) a sua "querida audiência", contribuindo, ao mesmo tempo, para o desgaste psicológico da família de Francisco, que vê assim exposto para todo o país o triste momento atravessam.
Haveria, certamente, outras maneiras de prestar homenagem a este jovem actor, de uma forma mais discreta e, com certeza, mais honrosa, com menos espalhafate do que aquilo que se verificou.
Por esta razão, digo, com todas as letras, sem medo de o dizer: A TVI NÃO PRESTA.