18 abril 2006

A TVI NÃO PRESTA

Morreu, no passado Domigo, dia 16 de Abril de 2006, o jovem actor Francisco Adam, que incluía o elenco da série "Morangos com Açúcar" da TVI. É claro que é sempre um acontecimento a lamentar, principalmente por se tratar de um jovem de 22 anos, mas mais uma vez a estação de José Eduardo Moniz fez questão de mostrar a sua falta de bom senso e de ética profissional, transmitindo, durante grande parte da tarde de 3ª feira, dia 18, o funeral do referido actor.
Já não me lembrava de tal cobertura de um funeral desde a morte de Amália Rodrigues, uma das maiores figuras de sempre deste "cantinho á beira-mar plantado"; e daí para cá, infelizmente, já nos deixaram algumas figuras que marcaram a nossa história nos últimos anos: estou-me a lembrar de Henrique Mendes, Fealho Gouveia, Canto e Castro e outros "nomes sonantes" na praça pública.
Considero, pois, que a TVI, mais uma vez, agiu VERGONHOSAMENTE ao realizar a referida transmissão, numa clara exploração da sensibilidade humana, com vista a segurar (ou aumentar) a sua "querida audiência", contribuindo, ao mesmo tempo, para o desgaste psicológico da família de Francisco, que vê assim exposto para todo o país o triste momento atravessam.
Haveria, certamente, outras maneiras de prestar homenagem a este jovem actor, de uma forma mais discreta e, com certeza, mais honrosa, com menos espalhafate do que aquilo que se verificou.
Por esta razão, digo, com todas as letras, sem medo de o dizer: A TVI NÃO PRESTA.

10 comentários:

Alexx M. disse...

Ruben, como concordo contigo!
Ainda hoje debati esse tema com a minha avó, senhora de 73 anos, que estava muito comovida com o acontecimento e fez questão de passar a tarde a ver o referido programa. Compreendo a posição dela, afinal a idade leva-nos a pensar as coisas de maneira diferente; no entanto, continuo a achar de uma profunda falta de ética a atitude da TVI e de uma hipocrisia tremenda a atitude de muitas pessoas que nunca conheceram o jovem em vida e foram vê-lo depois de morto.
Se este aparato todo é porque Francisco era jovem, então o que dizer daqueles quatro jovens do Inter da Boavista que morreram há escassas semanas e dos quais nunca mais se ouviu falar? Por acaso alguém noticiou que um dos jovens que estivera em coma já acordou? Não que eu tenha ouvido.
Enfim... não sei mesmo o que pensar a não ser que a TVI aproveitou a morte de um jovem para garantir a sua quota parte de audiências. Quem sabe se Francisco não lhes foi mais útil na morte do que em vida?
Desculpa o longo comentário e o aspecto pessimista, mas estas tristes cenas fazem-me pensar no quão degradante esta sociedade é. Foi só um desabafo...

T. disse...

concordo plenamente..e são tantos k morrem assim e ng fax tt alarido..deviam usar isto para prevenir os jovens não pa explorar as emoçoes das pessoas para terem lucros...

bah

p disse...

Os meus pesames às famílias das pessoas que morrem nas estradas diariamente, mas não aparecem em telenovelas. A comunicação social adora estas coisas e a TVI é a rainha do drama! É lamentável o tempo de antena dedicado a alguém que aparecia numa novela que apesar da fraca qualidade é um fenómeno de audiencias, e portanto mereceu um funeral transmitido em directo. É escandaloso que ninguém se lembre de todos os que morreram nesta Páscoa nas estradas e é escandaloso que se façam minutos de silencio por coisas destas enquanto morrem todos os dias pessoas com fome, vítimas da guerra, do vírus do HIV...tantas coisas! Só consigo concluir que Portugal ainda pensa muito pequenino.
Mas, querido Ruben, deixa-me corrigir-te: o último cortejo fúnebre transmitido em directo que me lembre não foi o de Amália Rodrigues, mas sim o do grande Álvaro Cunhal, em Junho de 2005. Concerteza é notória a diferença entre estes dois "gigantes" da história portuguesa e o actor Francisco Adam.

Peço desculpa se feri susceptibilidades.

Um grande beijinho*

T disse...

1º. Gostei muito da tua crítica, Ruben. É bastante pertinente a forma como te indignas contra este canibalismo mediático.

2º. Em relação aos outros actores que referiste, e muito bem, também acho piada quando chamam ao rapaz que morreu "actor". Ninguém é actor com 22 anos. Actores talentosos, com muitos anos de carreira têm, muitas vezes, a humildade de não se entitularem como tal. O mesmo acontece com outras actividades. Cláudio Ramos e Margarida Rebelo Pinto dizem-se escritores; Alice Vieira é uma mera "jornalista que escreve livros"... o que há de errado aqui? Enfim...

3º. A pessoa que comentou antes de mim referiu, e bem, o grande mediatismo lançado à volta do funeral de Álvaro Cunhal. Mas e Fehér? Não se lembram? Durante quantos dias tivemos de ver o funeral dele? Foi repetido vezes sem conta, não só pela TVI (quem diria...), com directos da campa do jogador, meses depois. Vimos os pais, a família e os colegas em prantos... Que mais diremos sobre isto? Que a TV em Portugal não presta?

4º. Para mim, Ruben, há uma razão muito maior que me leva a aplaudir a tua última afirmação neste texto. A TVI não presta porque está a enlear os meninos que vêm os "Morangos" na sua teia de sensacionalismo inconsequente. Porque são mesmo, principalmente, MENINOS que vêem os "Morangos". As avós que já se sentem sensibilizadas com este tipo de artifício mediático estão a ser substituídas pelas camadas mais jovens. A Esperança está a ser corrompida pela falta de dignidade e de qualidade no serviçõ público que devia ser a televisão. Não me choca que os meninos tomem contacto com a morte. Choca-me que comecem por pensar que ela pode ser banalizada, como o sofrimento de uma família que perde um filho pode ser banalizado. Choca-me que os meus irmãos se achem numa sociedade onde a privacidade do outro pode ser invadida sem consequências.

Depois de Amália, de Fehér, do Papa, de Álvaro Cunhal... Francisco Adam foi só mais uma vítima destes abutres. Raios os partam.

B. disse...

É vergonhoso Rúben...

24h depois do triste rapaz estar morto o inominável jornalista da TVI perguntava à médica que recebera o dito rapaz ja sem vida, abordando-a da seguinte forma:

«Doutora, qual é então o ponto da situação?»

Com jornalistas assim...o que dá vontade de responder? «-Bem efectivamente, ele continua morto...»

Eu mais que chocada com a situação - que, temos de admitir, é corriqueira em Portugal, cada vez mais jovens morrem vitimas de acidentes de viação! - estou chocada com o país, com os meios de comunicação... É francamente triste que banalizem uma cerimónia que devia ser íntima, dirigida àqueles que de facto deram a vida ao rapaz Francisco Adam e não a "Dino".

E a anormalidade das centenas de curiosos sádicos a quererem ver o caixão passar, ou os actores da mediática série a chorarem desalmados pela perda do colega/amigo?

Se o achavam assim um prodígio tão grande, se era de facto um grande actor como agora querem fazer crer, pq nao lho disseram em vida??

Depois de morto vira santo, já dizem os velhos e com razão...

A nossa sociedade está podre...E receio que nem nós venhamos a tempo...

Se aquela família permeada de dor conseguiu - a que preço???? - permitir que todo o país tivesse acesso à missa funebre do filho, o que nos vai acontecer a nós? E a que preço?

...Receio por nós amigos!****

SuntoryTime disse...

Alexx escreveu: "uma hipocrisia tremenda a atitude de muitas pessoas que nunca conheceram o jovem em vida e foram vê-lo depois de morto"

Onde é que está a "hipocrisia tremenda"? Este rapaz era um ídolo dos jovens. Quer queiramos quer não os morangos com açucar são uma série popular que tem uma influência enorme na juventude (e não só) de hoje, e os actores são ídolos. Assim sendo, não sei qual é a hipocrisia. Se a Madonna morresse (batam na madeira), eu queria estar no funeral dela, apesar de nunca a ter conhecido e muito menos ser amiga dela. E caso isto não fosse possível, não tenhas dúvidas que gostava de ir um dia à última morada dela fazer a minha homenagem. E porquê? Porque ela é uma pessoa que de várias maneiras tocou a minha vida. E apesar de parecer difícil perceber como é que um actor confundido com a sua personagem possa ter tocado a vida de uma miúda de nove anos, a verdade é que para essa miúda ele era importante. Não sei como é que podes dizer que é uma hipocrisia essa miúda, e muitos como ela, ir ao funeral do rapaz. Não é hipocrisia - chama-se admiração.

Honeywitch escreveu: "são tantos k morrem assim e ng fax tt alarido.."

Se te dissessem 'morreu o armindo' tu tinhas alguma reacção? Dizias "que pena" e depois nunca mais pensavas no assunto. Mas se te dissessem que o tal armindo era jovem, a tua reacção provavelmente mudava, já seria qualquer coisa do género "tinha a vida toda pela frente", e só depois é que nunca mais pensavas no assunto. O que se passa é que a morte de pessoas mais idosas é encarada com uma certa naturalidade. Afinal, morrer é coisa que acontece a toda a gente. Mas pensamos na morte como algo distante, algo que não nos vai acontecer aos 22 anos. Não é a coisa mais triste do mundo ouvir que morreu uma criança? Hás-de pensar porquê. Isto só por si choca as pessoas, é inevitável, mas neste caso havia o factor fama. As pessoas famosas são conhecidas de toda a gente, e quem gosta delas às vezes talvez sinta que as conhece mesmo. Quantas não são as pessoas que se "apaixonam" por celebridades? Não é só por terem uma carinha bonita, é também por causa da ideia que fizeram daquela pessoa, baseada no que conhecem dela pela televisão, revistas, etc. Quando morre alguém famoso é como se morrese um amigo a toda a gente. Um amigo platónico, mas um amigo. Daí o alarido. Quando este rapaz morreu morreu um amigo a todos aqueles que vêem a série, e esses são muitos.
O alarido foi mais que justificado.

Claro que eu também acho que este funeral não devia ter sido emitido a tarde toda. Às vezes diz-se que só devem estar num funeral aqueles de quem o falecido gostava, mas que interessa isso? Já está morto, sabe lá quem é que foi ao funeral. Num funeral deve estar quem gostava do morto, fosse amigo, conhecido ou estranho, não importa. E se ele tinha uma legião de fãs, não vejo a razão de impedir que os fãs se metam lá no meio. É um facto da vida: ser famoso significa ter fãs e meterem-se em tudo.

Mas se a família do falecido não quisesse ver o funeral transmitido só precisavam de dizer não. Que eu saiba a TVI não é dona dos actores que trabalham na estação. (Sim, disse actores. Quando o que se faz da vida é representar é-se actor. Quando o que se faz da vida é escrever, mesmo que mal, é-se escritor. Quando o que se faz da vida é jornalismo, e à parte se escrevem livros, é-se jornalista que escreve livros... e por aí fora.)

B. disse...

Concordo com tudo o que a Suntory disse... Por um lado...
É um pouco ambivalente a minha opinião, pois se por um lado a família precisasse de calma e serenidade naquele momento não tinha permitido a transmissão... Mas permitiu, o que sejamos sinceros foi uma atitude algo corajosa e nada egoísta. Partilharam a dor com o país e talvez isso lhes amenizasse a sua. Imensas pessoas secalhar gostavam de lá ter ido e não foram, mas acompanharam o cortejo através da televisão - para muitos a única companhia - .
E a mim não me espanta nada o êxito que os próprios morangos alcançaram. Os jovem revêm-se (ainda que de uma forma exagerada e se oiçam imensas frases clichê), os velhos vêm porque nela revêm os netos que pouco vêm e conhecem, mas que assim podem partilhar dos seus medos, alegrias, angústias.
«Geração Morangos» já lhes chamam.

A revista Visão traz uma reportagem gira deste acontecimento. Bem ao estilo da Visão, um pouco romanceado, claro está, mas bonito...
O miúdo era giro, se de facto fosse tão acessível e bem disposto como era a personagem que desempenhava ainda pior...
É natural que toque toda a gente... Eu sou suspeita pq não tenho assim nenhum ídolo concreto...
Agora não posso concordar é com atitudes como as de alguns "fãs" que saltaram o muro do cemitério pois só a família e os amigos proximos puderam comparecer no enterro. Aqui chegamos ao nosso limite...
Idolatria sensata tudo bem, alarvidade e sadismo, é demais...
Deixem essa família, e amigos, o país porque não, fazerem o luto que é fundamental...

É triste mas infelizmente, é das coisas que temos de mais certo...Ao menos ele viveu-a intensamente (dito na Visão). Como que adivinhando que ia ser curta a sua existência.

Desde que se espalhem sorrisos, a nossa estada cá nunca é vã.

p disse...

Bravo Suntory Time! Bravo! Sublinho tudo o que disseste... :)

Anónimo disse...

Desculpem lá, mas chamar ao falecido actor é ofender todos os grandes actores que se dedicam de corpo e alma à profissão, que passaram por muitas provações, trabalho e desilusões para chegar onde este rapaz chegou em menos de um mês e através de um simples casting. Acreditem que há uma grande diferença entre ser ACTOR e fazer um papel numa série medíocre. Tecnicamente era actor, por convenção, mas por amor de Deus, um único papel numa série sem qualidade e ainda por cima a fazer dele próprio, não faz dele actor nem aqui nem na China. É o problema deste país, não consegue distinguir o bom, do convencional e mesmo do normal.
De resto, concordo com tudo.Percebo perfeitamente o frenesim que isto gerou, finalmente um tão comum acidente trágico de estrada não é so mais uma pessoa, um rapaz novo, tem um nome, tem uma cara e ainda por cima é conhecido e ídolo de muita gente. Mas gosto de pensar que a morte deste rapaz, possa ter trazido um pouco mais de consciência, que tenha mostrado que conduzir não é nenhuma brincadeira, muito menos alcoolizado. Afinal, as máquinas que conduzimos matam realmente, e não é só aos outros. Mas talvez não tenha mostrado nada disto, pois , afinal, a TVI tenha achado mais importante fazer desta morte uma forma de entretenimento, triste é certo, mas entretenimento. E as pessoas assistiram e tiveram pena do rapaz, tal como eu tive e tenho.

Anónimo disse...

concordo consigo!
TVI Sucks!
SIC Rules!